Como Acabar Com As Pulgas Nos Cachorros [pulgas nos cachorros]

como acabar com as pulgas nos cachorrosOlá pessoal, vamos ver hoje como acabar com pulgas nos cachorros, para que tem animais e de vez em quando vê eles se coçando e se sentindo incomodados, sabe como isso é difícil. Essas dicas vão te ajudar a acabar de vez com as pulgas dos seus animais de estimação.

Pulgas são parasitas externos muito comuns em cães, são insetos que não tem asas e que se alimentam do sangue dos nossos peludos de quatro patas. Inclusive esses insetos adoram o clima quente, no verão eles eles aumentam muito por causa do calor e da umidade, a temperatura perfeita para as pulgas é entre 21 e 26 graus, nessa época aumentam bastante.

Como as pulgas se reproduzem

Olha uma pulga pode viver mais ou menos um ano, elas se reproduzem de forma assustadora, pois são milhões de descendentes. E para saber se seu peludo está pulgas é muito fácil, basta procurar na parte da barriguinha onde é mais clarinha e nas ruguinhas por exemplo, outro lugar é na cauda e na base do rabinho, e também na cabeça, elas são pequeninhas bolinhas pretinhas e ficam pulando pelos pelos do animal.

Dependendo do grau de infestação do Pet, você vai perceber mais sinais ainda, como por exemplo vermelhidão e aumento de volume no local da picada. Eles costumam ficar se coçando bastante o tempo todo, ou até mesmo se mordendo e se arranhando nos lugares que têm infestado, isso pode desenvolver feridinhas e mais transtornos para eles.

Alguns animais tem alergia a picada de pulgas

Um problema ainda maior e que acontece muito, é quando os animais tem alergias a picadas desses parasitas. Que é a dermatite alérgica, isso acontece quando seu cachorro é picado pela pulga, essa picadinha já fica incomodando muito seu pet, causando uma reação alérgica gigantesca.

É muito importante saber que as pulgas também podem transmitir parasitas internos, e um dos mais comuns que existe Dipylidium que é parecido a telha que também é um parasita interno, que os humanos podem ter quando comem carne de porco mal passada ou mesmo uma carne de vaca mal passada. Isso pode ter problemas sérios em nosso organismo e em alguns casos subirem para o cérebro, onde a pessoa sente dores fortíssimas.

Como Acabar Com Pulgas Nos Cachorros

As pulgas adultas ficam grande parte do tempo no cachorro e botando ovinhos de pulguinhas, esse ovos vão ficar caindo em qualquer lugar, como por exemplo, tapetes, sofás, área onde ele fica, na cama enquanto ele dorme, em vários lugares.

Então mesmo fazendo tratamento com medicamentos, como dar um comprimido ou alguns que são sprays. Isso  deve ser de acordo com o tamanho e tipo de cada animal, e ainda deve ser indicado por um veterinário, uma observação importante é que não se deve aplicar remédios de cães em gatos e vice versa, cada um tem o seu específico.

Mais cuidados para acabar com pulgas nos cachorros

Outro cuidado que se deve tomar é dar banho nele regularmente, quando se está banhando o pet, as pulgas ficam meio zonzas, então aproveite para retirar com um pente fino o máximo que puder. É importante matar essas pulgas ou jogar no vaso sanitário e dar descargas, pois elas estão zonzas mas não mortas.

Além disso é preciso fazer semanalmente uma escovação neles com um pente fino, para retirar os ovinhos que vão sendo postos pelo corpo do animal, isso ajuda a controlar e diminuir a infestação.

Existem ainda, coleiras anti-pulgas que funcionam muito bem para esse controle, mas tudo isso deve ser de acordo com a medicação e tratamentos indicados para ele. Manter sempre muito limpo os locais onde esse animal fica também é muito importante.

Faça aspiração na casa toda

acabar com as pulgas nos cachorros

Uma excelente dica é fazer aspiração de pó na casa, passar o aspirador para sugar esses parasitas existentes, nos cantinhos dos móveis, embaixo e em cima do sofá, lugares onde elas amam ficar, principalmente a caminha do pet.

Deve-se ainda trocar esse saco do aspirador e executar limpeza como lavar o quintal com água sanitária e enxaguar com muita água, na verdade todo procedimento de limpeza é fundamental, isso faz com que diminua a reprodução desses ovinhos e as pulgas existentes também, e com isso evitar a propagação desses insetos terríveis.

Em alguns casos precisa fazer dedetização

No caso de quem tem casa com piso feito com tacos e carpetes, aí fica muito mais difícil conseguir controlar e liquidar esses parasitas, bom mesmo é não ter esses tipos de pisos e carpetes e ainda mais se tiver vários pets, se por acaso tiver problemas de infestação de pulgas, é recomendado que se faça uma dedetização nesses ambientes.

Caso opte por esse procedimento, lembrar de retirar os animais desses locais e levar para algum outro lugar. Para assim resguardar a saúde seu animal doméstico, evitando problemas como por exemplo, intoxicação por produtos químicos.

Outra coisa que vale a pena lembrar, é de se trocar roupas de cama quando esses pets dormem na mesma cama com seus donos, ou ainda lavar e limpar sempre a caminha deles, isso evita o aumento desses ovinhos e a reprodução.

Opção baratinha de tratamento eficaz

Existe um produto baratinho e funciona muito bem é o Butox, após você fazer a higienização de sua casa, borrifar esse produto vai ajudar demais no controle de infestação desses insetos. Lembrando que esse produto é para passar e borrifar na casa e de maneira alguma passar diretamente no animal. No entanto, é um produto tóxico que exige alguns cuidados no manuseio.

Saiba ainda, que o pet não deve ter contato com esse produto, então após passar deve esperar secar para só depois liberar o animal a entrar dentro de casa. Tem no mercado também opções de produtos naturais que funcionam muito bem, depende de cada um achar o mais indicado para essa função.

Como Acabar Com Pulgas Nos Cachorros faça teste do produto antes

Dica importante: quando for usar algum produto sendo esse produto recomendado pelo veterinário, ao usar em seu cachorro ou gato, precisa fazer o teste de reação alérgica, é igual quando nós mulheres fazemos pintura nos cabelos, aquele teste de passar a tintura atrás da orelha.

Faça no seu pet esse teste, atrás da orelha ou nas região da coxa e espera pelo período de 24 horas, não tendo nenhum tipo de reação pode ser feito com segurança. Mais uma observação importantíssima que se não for tomado os cuidados necessários para acabar com essas infestações, o animal pode até ficar com anemia pelo fato delas ficarem sugando muito sangue desses animais.

Conclusão

Espero que tenha ajudado de alguma forma, com essas dicas de como acabar com as pulgas nos cachorros. Lembrando que para ter um animal de estimação saudável, requer muito cuidado e atenção, exige dedicação como tudo na vida precisa ter.

Aliás, as coisas melhores da vida são assim mesmo, exigem nosso comprometimento e disposição para fazer de forma correta, afinal de contas, para ter o carinho e amor dos nossos pequenos nossos filhos, nossos peludos de quatro patas vale a sempre. Ame e cuide muito bem de seu filhote de quatro patas.

Caso tenha gostado desse artigo e de nossas dicas, compartilhe com seus amigos e contatos. Pode ser que alguém esteja precisando dessas informações, nós do Portal Guia Pet, agradecemos. Que seu amado peludo de quatro patas tenha longa vida e muita saúde!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *