Dieta para cachorro [obesidade canina]

dieta para cachorro - obesidade caninaOlá, tudo bem? vamos falar sobre Dieta para cachorro obesidade canina como tratar. Animais cada vez mais gordinhos e com menos disposição entre outros problemas que são resultados de uma má alimentação.

Cachorros que estão ficando acima do peso, pelo fato de comerem sempre a mesma comida. Saber se seu cão está com obesidade canina e como tratar, é o que todo tutor precisa fazer.

Obesidade Canina Como Tratar

Infelizmente, o número de animais que estão acima do peso aumenta cada dia mais. Muitos são os fatores que causam a obesidade canina, entre eles a má alimentação. Seja pelo fato da praticidade das comidas empacotadas, pela falta de tempo para o preparo delas ou mesmo pela desinformação.

A verdade é que a praticidade colabora muito para que esse alimento chegue nas tigelas dos animais. É compreensível que o excesso de obrigações faz com que se opte pelos alimentos processados e comprados.

Principalmente, quando seus donos precisam trabalhar fora, e quase não tem tempo para fazer a comidinha deles como precisa. Saiba porém que comida industrializada a médio e longo prazo, traz danos terríveis a saúde de nossos Pets.

Problemas da Obesidade Canina

dieta para cachorro - obesidade canina

Como dissemos são muitos os problemas, e que precisa de uma atenção especial em nossos Pets. Entre eles estão: dores nas juntas por causa do peso, problemas respiratórios, prisão de ventre, cansaço excessivo e diabetes.

Quando o cachorro fica dentro de casa, é ainda pior, pois ficam com aqueles olhares pidões na hora das refeições. No entanto, não devemos ceder, ao contrário devemos oferecer a comida feita especificamente para eles. Comida cheia de temperos que podem fazer mal aos Pets, a comida feita para eles é separada das nossas refeições.

Mudar hábitos para melhorar o peso do cachorro

Sabemos, portanto, que é preciso mudar hábitos para que seu cachorro tenha uma alimentação saudável. Importante constar, que restos de comida então não é a mesma é alimentação feita para os peludos.

Temperos utilizados para temperar nossos alimentos, não servem e não podem ser colocados na comida dos pets. Inclusive alguns animais tem muita queda de pelos, por causa da má alimentação canina.

Obesidade canina como tratar – como saber se seu cão está obeso?

Existe uma forma de saber se seu peludo está realmente obeso. Ao fazer carinhos nele, com as mãos procure se tem excesso de gordurinha na barriguinha dele. Tipo uma camada adiposa em excesso, isso pode variar do tipo do animal, qual a raça, tamanho entre outras coisas.

Observar ainda se ele anda indisposto, cansado e sem vontade de praticar exercícios. Um animal saudável está sempre pronto e ativo, correndo de um lado para o outro e abanando o rabo. Se ele está tristes pelos cantos e desanimado, pode ser que algo está fora do normal, inclusive pode ser a obesidade canina.

Meu cão é um faminto, o que eu faço?

Cada animal está acostumado a comer uma quantidade de comida diariamente. E se seu animal está sempre querendo um pouco a mais, é preciso controlar esse faminto. É importante saber que um cão adulto come bem menos que um cachorro em fase de desenvolvimento.

Quando o cachorro está pleno desenvolvimento orgânico e físico, é comum ele comer um pouco mais, afinal de contas, eles precisam de mais proteínas e calorias para seu crescimento. Por exemplo, seu animal já saiu da fase do desmame, e algum tempo já está na idade adulta, então precisa ser dosado essa alimentação de acordo com a quantidade de comida que ele precisa, ou então ele pode ficar um cachorro obeso

Que tipo de dieta para meu pet devo seguir?

Primeiramente, sabendo que ele está realmente acima do peso, é interessante procurar trocar a alimentação dele caso esteja comendo apenas comida empacotada. É importante saber quais alimentos você pode oferecer a ele, e para isso é preciso saber quais os tipos de vitaminas e nutrientes ele precisa.

Com uma comidinha feita com todo amor e carinho, com as quantidades que serão suficientes para o bom andamento da saúde dele, tudo isso vai contribuir para que cada dia ele tenha mais energia e muita disposição.

Alguns cuidados devem ainda serem tomados, além de alimenta-lo corretamente, veja abaixo:

  • Caminhada com ele em média 30 minutos por dia;
  • Brincadeiras que façam ele queimar energia, como corrida, buscar algum pedaço de madeira;
  • Ou ainda, fazer com ele ande em uma esteira elétrica;
  • Quando for oferecer um agrado como um petisco, dar uma fruta em vez de biscoito industrializado.

Problemas da obesidade canina – Dieta para cachorros

Para saber qual a medida da comida diária que ele deve comer, faça porções relacionadas ao peso dele, quer dizer o quanto ele deve comer. Em embalagens que constam instruções de qual a porcentagem exata, dá para ter uma noção. Ou mesmo pedir ao veterinário uma tabela (peso x quantidade diária).

Já no caso de quem já serve comida natural caseira, que com certeza é a melhor das opções que existem, orientamos a mesma coisa, perguntar ao profissional de sua confiança qual a quantidade adequada para seu peludo de quatro patas.

Cachorro obeso mas não come muito

Pode acontecer ainda, de um animal estar bem acima do peso e ele comer uma quantidade normal de comida, nesse caso, é preciso verificar a causa desse descontrole que faz com que seu cachorro esteja desenvolvendo a obesidade.

Uma vez, que existem vários fatores que precisam ser averiguados, problemas de saúde como essas abaixo relacionadas, como já citamos antes, busque informações corretas, antes de qualquer decisão.

São elas:

  • Cães de tamanho grande, podem desenvolver Doença articular degenerativa, um problema sério que causa muita dor e incomodo quando eles andam, inclusive muitos chegam a mancar enquanto caminham;
  • A Diabete canina, também é uma doença que atinge o metabolismo e o sistema endócrino do animal, e nesse caso ele precisa de um tratamento duradouro para ser eficiente;
  • A obesidade causa ainda problemas respiratórios, isso acontece por causa do acumulo de gordura nos pulmões. Pois passam a ter menos espaço para se expandir, e isso faz o cão ficar mais ofegante e muito cansado, mesmo quando está parado.

 Conclusão sobre Dieta para cachorro

A obesidade canina deve ser levada a sério, procure informações, saiba mais sobre dieta para cachorro e alimente seu cão corretamente e de preferencia com alimentação natural e saudável. É necessário ter esse tipo de informação, pois alguns cachorros podem ter ainda alergia alimentar, assim sendo, há alguns alimentos que devem ser evitados.

Caso tenha gostado desse artigo e de nossas dicas, compartilhe com seus amigos e contatos. Pode ser que alguém esteja precisando dessas informações, nós do Portal Guia Pet, agradecemos. Que seu amado peludo de quatro patas tenha longa vida e muita saúde!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *